segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Onde pára a polícia

Vários estudos à escala europeia têm vindo a demonstrar que Portugal é dos países da União Europeia em que a população se sente mais insegura. Existe na população em geral um sentimento de completo abandono por parte das entidades policiais bem como um sentimento de impotência relativamente aos que diariamente nos roubam os bens arduamente conquistados. Todos fomos ou conhecemos pessoas que foram roubadas. Qual será a razão para esta situação? Porque será que as coisas não estão a funcionar?
Resolvi ir à página da Internet da PSP e verificar as suas atribuições, tendo encontrado entre outras: “Garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a protecção das pessoas e dos bens” e “Prevenir a criminalidade em geral, em coordenação com as demais forças e serviços de segurança”.
Procurei no labirinto da minha mente, determinar a última vez que tinha visto um polícia patrulhar a minha zona de residência. Rapidamente cheguei à conclusão que em 1 ano e meio (tempo ao qual me encontro a morar na minha casa actual) nunca tinha visto um polícia na minha rua. Nunca!
Estranho, pensei eu. Onde será que eles andam?
Voltei à página da PSP na Internet e procurei melhor. Negligenciada no meio de tantas outras, descrevendo a missão da nossa força policial preferida, estava a resposta à minha pergunta: “Manter a vigilância e a protecção de pontos sensíveis, nomeadamente infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e portuárias, edifícios públicos e outras instalações críticas”.
Ah, então é aqui que eles estão! A proteger edifícios públicos e outras instalações críticas…como bancos, hoteís, estádios de futebol, etc. Enfim o que realmente interessa.
Guardar o contribuinte que paga os seus impostos direitinhos, não tem off-shores e não se movimenta no meio das claques e craques, não é claramente uma prioridade da polícia nem de quem a tutela. Se assim fosse, não teriam acabado com o patrulhamento de proximidade, ou seja a pé, nem com as esquadras de bairro e criado em sua substituição as famosas superesquadras superlonge da população.
Este é um assunto muito sério. Afecta todas as pessoas. A nós, as nossas famílias, em especial aos nossos filhos que todos os dias têm que entrar em escolas onde a violência, a droga e a criminalidade fazem cada vez mais parte do dia a dia.
A violência essa, tem vindo a aumentar e pela primeira vez vemos no nosso país cenas dignas de um policial americano. O que pode um cidadão isolado fazer? A quem recorrer? À mesma polícia que invariavelmente passa de uma forma rápida pelas ruas nos seus carros , sem se saber bem para onde nem para quê?
Em matéria de segurança meus amigos, estamos sós.
Portugal está em processo de abrasileirização acentuado. Para quando os esquadrões da morte? Para quando os carros blindados e os seguranças pessoais? Para quando as gaiolas douradas?
Onde pára a polícia?

Mr. Anderson

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se inquiete Mr. Anderson pois nós temos a melhor polícia do mundo...... espere para ler....